quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A bendita polêmica amaldiçoada (trocadilho, tá!?)



O gosto pelas discussões

Por Diego Polachini

Quem se expõe publicamente de alguma forma automaticamente atrai aprovação e rejeição daqueles que o observam. Isso é natural. Uns vão gostar e compartilhar da sua opinião sobre determinado assunto enquanto outros podem lhe condenar por ter dito isso ou aquilo contrário ao que ele acredita. É o preço que se paga.

Tenho plena consciência disso. Nem tudo que escrevo neste espaço agrada as pessoas. Nem no meu jornal. Mas tais idéias estão de acordo com a minha consciência, daquilo que julgo ser justo. Ou o mais próximo do justo. Tenho posição política, religiosa e futebolística e por isso mesmo não tenho compromisso algum com a imparcialidade. Não neste blog, é claro.

Como morador do distrito de Engenheiro Schmitt defendo como posso os interesses do local. Minha família ajudou construir aquela pacata vila e gozo de um carinho mais que especial com toda a vizinhança. Nunca quis nada em troca por isso. Pelo contrário: mais perdi do que ganhei por me colocar à frente das questões de interesse coletivo.

Muita gente me considera polêmico. Mas você sabe o que é a polêmica? Nada mais é do que a prática de provocar disputas e causar controvérsias em diferentes campos discursivos, como na religião, política, filosofia, na arte, etc. Isso significa dar voz ao contraditório, questionar as retóricas, opor-se com o objetivo de crescimento.

Vale considerar que a polêmica não é sinônima de brigas ou discussões hostis, apesar de ela figurar neste aspecto. É comum associar este termo a algo pejorativo, porém não é o correto. Provocar argumentos diversos sobre determinados assuntos pode favorecer no amadurecimento de todos.

Para finalizar, sugiro que você passe a participar de mais polêmicas em sua vida, que dê sabor às suas palavras (mesmo que amargas ou salgadas), que traga ao cerne das situações cotidianas opiniões contrárias ou que acrescentem algo ao que está proposto. Polemize. Polarize. Questione. Duvide.

Ser igual a todos os outros não traz emoção alguma. Ser mais um em meio a uma multidão definitivamente não é para mim.

Yigdal Elohim Chai

Nenhum comentário:

Postar um comentário