segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Valdomiro deve anunciar mudanças no secretariado hoje ou amanhã



Reforma fundamental para 2012

Por Diego Polachini

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), deve anunciar hoje ou amanhã a primeira reforma no corpo de secretários da sua administração. A intenção é reorganizar os espaços dos partidos aliados para a composição eleitoral de 2012, quando Valdomiro tentará sua reeleição.

Desde que assumiu o comando do Executivo em janeiro de 2009, quatro pastas passaram por mudanças de direção. Zeílton Oliveira, que era secretário de Comunicação, deixou o posto para ser assessor de imprensa do Semae. Quem responde pela pasta é o jornalista Deodoro Moreira, também secretário de Cultura, acumulando as duas funções.

Eleito vereador em 2008, Paulo Pauléra (PP) assumiu a Secretaria de Serviços Gerais em janeiro de 2009, porém retornou à Câmara em abril de 2010 para concorrer a deputado estadual. Em seu lugar ficou José Alberto Lima.

No final do ano passado, motivado por denúncias de desvio de função de dinheiro público, Moacyr Seródio (DEM) pediu demissão do posto de secretário de Agricultura. Hoje, a pasta é ocupada interinamente pelo secretário de Meio Ambiente, Lima Bueno.

Devido a um acidente de moto em dezembro, o secretário de Saúde, José Victor Maniglia, teve de se afastar para se recuperar das lesões sofridas no braço esquerdo e amputação de parte de uma perna. Em seu lugar permanece interinamente a enfermeira Terezinha Pachá, que já atuava como assessora de Maniglia.

Mudanças

Valdomiro ainda não divulgou oficialmente quais serão as pastas atingidas pela reforma, nem revelou nomes que podem compor seu novo grupo. Mas algumas especulações já pipocam na imprensa desde a semana passada e algumas delas ganharam corpo nos últimos dias.

Veja a possível dança das cadeiras:

Agricultura: Gil Fontes é o cotado. Ele é ligado ao Democratas, partido aliado ao prefeito, e de confiança do deputado Rodrigo Garcia. Como o DEM sofreu desgaste com Moacyr Seródio nos últimos meses, Valdomiro poderia oferecer outra pasta ao partido em vez da Agricultura. Neste caso, uma aproximação com o PMDB não estaria descartada, já que a sigla não fez nenhum vereador e não ocupa espaço algum no governo municipal.

Serviços Gerais: Paulo Pauléra. Aliado de primeira hora, Pauléra atuou na pasta por quase seis anos – quatro anos com o ex-prefeito Edinho Araújo (PMDB) e um ano e três meses na gestão atual. A secretaria faz parte de acordo partidário antes da eleição de Valdomiro.

Cultura: Antônio Carlos Parise. Vereador pelo PTB eleito em 2008, Parise seria uma espécie de “cajadada tripla” para resolver questões políticas, que são: 1 – espaço do PTB seria ampliado; 2 – Deodoro Moreira ficaria exclusivamente com a Comunicação; 3 – Jabis Busqueti, ligado à Igreja do Evangelho Quadrangular, assumiria a cadeira na Câmara.

Planejamento: Jorge Abdanur. Vereador eleito em 2008 pelo PSDB, Abdanur é engenheiro e já esteve como secretário de Obras no governo Edinho. No entanto, uma mudança a mais pode acontecer. Lima Bueno pode deixar a Secretaria de Meio Ambiente e seguir rumo ao Planejamento para que Abdanur ocupe seu posto. Está praticamente descartada a ida do tucano a Obras.

Trabalho e Emprego: Dinho Alahmar. Apesar de ser filiado ao PSB, Dinho tem atuado como oposição ao prefeito. O convite para ser secretário é estratégico: acalma os ânimos de Dinho e coloca Celso Luis Oliveira, o Peixão, na Câmara. Dinho quer mesmo a Agricultura, já que é engenheiro agrônomo. Mas o prefeito não sinaliza positivamente quanto ao pedido.

Administração: (?). Não há um nome político ventilado para assumir a pasta. Nem mesmo o atual secretário, Antônio Inácio, disse estar sabendo da possível mudança. Ao que tudo indica, será indicação do PSDB.

Saúde: (?). José Victor Maniglia não deve retornar à secretaria de forma definitiva. Pessoas próximas ao médico afirmam que sua família é contrária a sua volta, pois acreditam que ele deve dedicar-se à recuperação física após o acidente de moto sofrido em dezembro.

Educação: (?). Nunca foi segredo que há um descontentamento com a atuação da atual secretária de Educação, Telma Vieira, principalmente por parte dos vereadores de Rio Preto. A dificuldade de diálogo sempre foi a reclamação mais apontada pelos parlamentares. Pode ser trocada também.

Há rumores de que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo também sofrerá modificação. Valdomiro não teria ficado satisfeito com a decoração de Natal adquirida pelo secretário Carlos de Arnaldo, o que motivou uma série de reportagens negativas nos jornais da cidade. Não há nada confirmado, no entanto.

A Secretaria de Governo, inutilizada por Valdomiro desde o início de seu mandato, também poderá ser ocupada por aliados políticos.

Yigdal Elohim Chai

Nenhum comentário:

Postar um comentário