quarta-feira, 24 de agosto de 2011

13 exemplos da corrupção nossa de cada dia



A corrupção é generalizada
Por Diego Polachini

Os tempos parecem ser outros quando o assunto é corrupção. A impressão é de que a população mundial – vejamos os exemplos nos países árabes – acordou de uma anestesia generalizada que dominou os sentidos e as percepções. Temos visto diariamente nos jornais diversas manifestações populares principalmente contra políticos corruptos, que são muitos, mas não são todos.

Virou moda protestar. Às vezes sem sequer saber o motivo. Repito: às vezes. É preciso ter cautela na forma de se manifestar para não correr o risco de cair em descrédito ou no ridículo. Mas não são somente nossos políticos os corruptos da história. Também são muitos os corruptores. Isso se dá principalmente em nossa vida cotidiana, nas ações mais simples que muitas vezes passam despercebidas. Vou dar exemplos de corrupção:

1 – No trânsito, quando você é pego em ato infracional, pede ao policial para “quebrar” a sua, ou oferece um “agrado” a ele. Isso é corrupção.

2 – O policial pega seu dinheiro ou “quebra” a sua, mesmo flagrando seu ato infracional. Isso é corrupção.

3 – Você tem uma empresa e sonega impostos. Isso é corrupção.

4 – Na sua empresa, esta que você sonega impostos, tem vários empregados sem registro em carteira ou trabalhando em condições precárias. Isso é corrupção.

5 – Você tem “gato” na energia elétrica, na água ou na TV a Cabo. Isso é corrupção.

6 – Você tem um “conhecido” dentro de um setor público que passa seu caso na frente de toda a fila. Isso é corrupção.

7 – O estudante vai mal na prova e pede para o professor “considerar” na hora de dar a nota. Ou ainda, você cola do seu vizinho para não tirar um zero. Isso é corrupção.

8 – Seu advogado influente consegue fazê-lo ganhar uma ação que perderia porque pagou um juiz. Isso é corrupção.

9 – Você desrespeita as leis de trânsito. Isso é corrupção.

10 – A moça do caixa lhe devolve troco a mais e você não devolve, achando que “saiu no lucro”. Isso é corrupção.

11 – Você gosta de comprar CDs, DVDs e equipamentos pirateados. Isso é corrupção.

12 – Você recorre aos famosos “recibos” de médicos amigos para justificar gastos com saúde junto ao Imposto de Renda. Isso é corrupção.

13 – E se esse médico atuar sem diploma, pior ainda. Isso é corrupção.

Poderíamos ficar o resto da tarde apontando todos os exemplos de corrupção que acontecem todos os dias em nosso meio, mas que por estarmos cegos no desejo de atender nossos instintos mais primitivos acabamos passando por cima.

Juntando tudo vemos que estamos unindo nossas forças, como povo, para a degradação da sociedade. Mas a ignorância de cometer estas pequenas infrações todos os dias cega os olhos de quem as faz, pois todos querem vantagem em todos os instantes.

Os políticos corruptos são apenas o reflexo dessa sociedade medíocre e despreparada para lidar com o que é do coletivo. Antes de apontar o dedo para um ato infracional de alguém, observe seu dia a dia e veja se você também não está sendo corrupto. Ou corruptor.

PS: vale lembrar que também existem jornalistas corruptos!

Ezri mein Jashem!

Um comentário:

  1. De fato o povo brasileiro é campeão quando se trata de corrupção. Todos querem levar alguma vantagem, de qualquer forma, de qualquer maneira.
    Será que isso mudaria algum dia? Muito difícil, tendo em vista que já se alastra por pouco mais de 500 anos. É como eu sempre digo: "é difícil ser honesto."

    ResponderExcluir