quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Futuro - obrigatório

Futuro - obrigatório

Não vejo futuro para estudantes de jornalismo recém ingressados no curso. Não por eles próprios, mas pela condição em que serão direcionados nas faculdades. Infelizmente, este caso não é isolado e específicamente da área de comunicação. Está tudo falindo, indo pro brejo.

Ninguém de fato se importa com eles. Nenhum barão do ensino universitário está muito preocupado com isso. Talvez nunca estiveram. O que realmente interessa é o pagamento no início do mês, o boleto em dia, a grana nos cofres das faculdades.

Pouco, muito pouco é oferecido em contrapartida aos pesados reais dispensados ao financiamento do diploma. Sim, financiamento. É desesperador saber que pessoas completamente alheias ao assunto em que se encontram há quatro anos estarão formadas ao lado daqueles que deram o sague e apostaram tudo na própria formação.

Triste o descaso, o desrespeito, a indiferença com que tratam o aluno. Toda euforia do início do curso escorre pelo ralo. Não dá pra enxergar qualquer perspectiva futura nas formações que seguirão após nós,.quiçá em nós mesmos.

Lamentável chegar ao quarto ano e perceber que você é meramente um número, mais um entre muitos. O fato é que o futuro se faz imediatamente e individualmente.

Olho adiante e observo o retrovisor. Os dois são igualmente desanimadores.

Diego Polachini

Nenhum comentário:

Postar um comentário